Alberto Santos=Dumont - Uma Homenagem ao Pai da Aviação
Matéria retirada do "Jornal O Globo"
de 17/10/2004 - 08:14h
devidamente corrigida pelos familiares.
PLANTÃO
Morre sobrinha-neta de Santos=Dumont

Marcelo Dutra - O Globo

RIO - Faleceu em  16 de Outubro, Sábado, às 14h45m no Hospital da Base Aérea do Galeão, Sophia Helena Dodsworth Wanderley, viúva do Brigadeiro Nelson Freire Lavenere Wanderley, ex-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e ex-ministro da Aeronáutica no Governo Castelo Branco.

Sobrinha-neta de Santos=Dumont, Sophia tinha 90 anos, e vinha se recuperando de uma cirurgia pela qual passou em 25 de Agosto, na Casa de Saúde São José. 

Devido a complicações foi internada no Hospital da Base Aérea, onde estava a cerca de duas semanas. Ela foi vítima de falência múltipla dos órgãos. 

O corpo foi velado no prédio "Santa Sophia" (homenagem à sua mãe, Sophia Dumont Dodsworth, sobrinha de Santos=Dumont) no qual ela morava e que pertence a família na Praia do Flamengo 334.

O enterro foi no domingo, (17/10) às 11h no Cemitério São João Batista.

Em Março, ela foi a Paris para participar da comemoração do centenário da criação do relógio de pulso, que foi uma encomenda de Santos=Dumont a Louis Cartier, seu amigo e fundador da Maison Cartier.

Há dois meses, D. Sophia participou de eventos no Rio com o mesmo propósito. Ela conviveu com Santos=Dumont até 1932, ano em que ele morreu. Ela deixa sete filhos, 19 netos e quatro bisnetos.

A Missa de Sétimo Dia foi celebrada no dia 21, na Igreja de Santa Margarida Maria, na Lagoa, às 18:30.



 Página Anterior
 Índice do Assunto
Volta ao Índice