Dirigível Nº 1

Dirigível Nº 1

SANTOS DUMONT NÚMERO UM

Quando Santos Dumont cogitou colocar um motor a explosão pendurado em um balão de hidrogênio duas opiniões o levaram a tomar providências. Disseram que a trepidação do motor iria romper os cabos de sustentação. Ele cuidadosamente pendurou o seu triciclo em uma árvore para verificar como se comportava o conjunto e funcionou até melhor. Disseram que tudo iria explodir. Ele aumentou as cordas de sustentação afastando o motor do invólucro, virou o cano de escapamento para baixo e colocou as válvulas de hidrogênio na extremidade bem atrás.

Nacele do Nro 1
Testando seu 1º motor

Na primeira tentativa de decolagem chocou-se contra as árvores, pois decolou a favor do vento conforme foi convencido pelas pessoas que assistiam. Dois dias depois, a 20 de setembro de 1898, decolou contra o vento conforme sua concepção. Para espanto da assistência pela, primeira vez na história da humanidade um balão evolui no espaço propulsionado por um motor a petróleo. Após este evento, aperfeiçoou, sua criação nos dirigíveis 2  e 3.

O  nº 2, de 25 metros de comprimento, era provido de um motor de 1,5 CV de potência, pesando 30 Kg, o qual girava uma hélice a 1200 rpm,  deslocando-se de forma lenta mas controlada na direção em que o brasileiro lhe apontava !

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