23 de Outubro de 1906 Paul Tessandier Hoje é um dia excitante para todos nós aqui no Campo de Bagatelle, em "Bois the Boulogne". E novamente, o homem que provoca este alvoroço é Alberto Santos=Dumont. Depois de algum tempo fazendo experiências com balões, Santos=Dumont começou a pensar sobre os aeroplanos "mais-pesados-que-o-ar" como um desenvolvimento natural do vôo. Ele se juntou a Voisin, e juntos eles começaram a desenvolver um aeroplano. As asas da maquina foram baseadas nas pipas de Lawrence Hargrave, de 1890, com um ângulo diedro no plano principal. O motor Antoinette foi colocado entre as asas e o hélice logo atrás do motor. O controle de vôo está na parte frontal da fuselagem, em outra célula Hargrave para subir e descer. Há um cesto, de onde Santos, em posição de pé, pode pilotar a máquina. Ela se chama 14bis. Eu estive com ele, algum tempo atrás, enquanto ele estava testando a máquina atrelada ao seu Balão Dirigível Nº14. Foi uma combinação muito estranha! O Aero Clube anunciou um prêmio de 1.500.000 Francos para a primeira aeronave que voar 100 metros. O Sr. Archdeacon adicionou a este, o montante de 3.000.000 Francos para o primeiro a voar 25 metros. Ontem, Santos=Dumont informou aos membros do Aero Clube que ele iria tentar voar 25 metros hoje. Um amigo meu no Aero Clube, veio à minha casa na noite passada e disse-me isso, mas esqueci-me de perguntar-lhe a hora exata, então cheguei aqui logo pela manhã. Bagatelle tem somente umas poucas pessoas, e acho que cheguei muito cedo... Após algum tempo, Santos veio com seu 14bis e alguns ajudantes. Eu falei com ele enquanto fazia alguns ajustes finais. Ele disse que espera voar a distância com sua máquina, mas gostaria de testar algumas coisas antes da tentativa. Um pouco depois, Bagatelle estava lotada. Haviam muitas pessoas: membros do Aero Clube, Sr. Archdeacon, fotógrafos, reporteres, e grande platéia aguardando o "pequeno Santos", como o chamamos aqui em Paris. Ele sempre nos surpreende!