Alberto Santos=Dumont - Uma Homenagem ao Pai da Aviação                    Não perca esta matéria !


Americana Domingo, 07 de Setembro de 2003

 




Aviação
Demoiselle está sendo fabricado em Americana

Réplica do avião estável que Santos=Dumont inventou está sendo feita para voar na França, no centenário da aviação em 2006

LUCAS ALVES
lucas.alves@oliberalnet.com.br


AMERICANA - A sensação de incredulidade pode ser considerada normal às pessoas que entram pela primeira vez no barracão que pertence ao piloto José Haas de Azevedo. Entre armações de alumínio e carcaças que sugerem a estrutura de pequenas aeronaves está uma verdadeira fábrica. É uma fábrica de sonhos da maioria e da realidade de poucos, instalada há 34 anos em um dos hangares do Aeroporto "Augusto de Oliveira" (Salvação).
Azevedo, como é conhecido, sempre sonhou ser aviador. E foi muito além disso. Ele é hoje um dos mais respeitados empresários que constrói aeronaves experimentais do Brasil. Tal gabarito permitiu que desse à Americana o prestígio de ser a cidade onde será construída uma réplica do Demoiselle; avião que Santos=Dumont sobrevoou Paris em 1909. O pedido veio de um advogado paulistano incumbido da mesma missão: sobrevoar Paris, mas no ano de 2006, quando a França vai comemorar o centenário da aviação.

"O próprio Santos=Dumont fez 4 Demoiselles para conseguir estabilidade e voar (19, 20, 21 e 22). Ainda assim, o modelo de número 19 quebrou a asa e se fechou, provocando a queda do piloto", revelou. Mas, voltando à réplica, Azevedo foi indicado por amigos do advogado paulistano, Ruy Azevedo Sodré Sobrinho. "Ele conseguiu a exclusividade para fabricar o Demoiselle e para sobrevoar Paris no ano do centenário", informou. "O Ruy já tem até o prefixo da aeronave, que vai ser PU-RAS e deve estar pronta dentro de um ano e meio", calculou.

Abrangência - Atualmente, a equipe de Azevedo dá suporte e manutenção para a Associação Brasileira de Aeronaves Experimentais (Abraex). Ele é o consultor técnico responsável pela emissão do certificado de aeronavegabilidade. "Fazemos manutenção, reconstrução e construção de aeronaves experimentais", detalhou. Os clientes são os mais distintos possíveis: do Brasil inteiro aos principais países da América do Sul.
O piloto, hoje aposentado, defende que a aviação é o meio de transporte mais seguro do mundo. "O que não é seguro é o piloto, que é humano e passível de erro. Principalmente de cálculo. Alguns batem no chão, outros em árvore, poste e prédio ", ironiza. Azevedo considera o avião uma máquina simples porque não tem câmbio.

Reivindicação da autoria ainda motiva intermináveis discussões

Os americanos reivindicam a autoria do invento do avião aos irmãos Wright. De acordo com a cronologia estabelecida na edição de agosto da revista Super Interessante, o precursor de tudo foi mesmo Alberto Santos=Dumont. Segundo a revista, em outubro de 1901 o brasileiro fez o primeiro vôo controlado com o Dirigível nº 6, dando a volta na Torre Eiffel e retornando ao ponto inicial.

Dois anos depois, ou melhor, em dezembro de 1903, Orville e Wilbur Wright fazem o primeiro vôo controlado de um avião "com motor", percorrendo 852 pés com o modelo Flyer. Mas para voar era preciso uma catapulta para decolagem (engenho muito utilizado na guerra capaz de lançar projéteis a grande altura e distância). O "motor" do Flyer tinha apenas 11 CV de potência, insuficiente para a decolagem sem catapulta.

O famoso 14 Bis, de Santos=Dumont (com 50 CV de potência), decolou em outubro de 1906 como primeiro vôo homologado da história. Sobre esta disputa entre Wright e Dumont, o piloto Azevedo defende que "os americanos dizem que foram eles mas a verdade é que ninguém sabe e ninguém viu", comentou. "Então, fica valendo o 14 Bis, que foi documentado", opinou.

A publicação informa que o Demoiselle surgiu em 1907, tendo sido considerado um dos mais seguros da época.

Modelo - No final de 1907, Santos=Dumont cria o seu menor, mais versátil e prático aparelho aéreo, o "Demoiselle", construído em apenas 15 dias. Uma treliça de bambu com juntas metálicas constituía sua estrutura de 8 metros de comprimento. Contava com um motor de dois cilindros opostos, com potência de 35 HP. O aparelho, veloz e seguro, voou com facilidade: trouxe ao aviador grande mobilidade para visitar amigos, participar de competições, pousar e decolar em pequenos campos.

Em uma de suas demonstrações no campo de Saint-Cyr, quando voava diante de grande número de espectadores, desapareceu repentinamente, criando suspense. O público ficou sem saber o que havia acontecido. Na verdade, Santos=Dumont acabou distanciando-se movido pelo desejo de ganhar velocidade, mas devido a uma pane no motor foi obrigado a pousar no gramado do Castelo de Wideville. Esse vôo foi considerado o primeiro reide (vôo completo, da decolagem ao pouso) da história da aviação ao sobrevoar 18 quilômetros.

Santos=Dumont é o Pai da Aviação e Marechal-do-Ar

Tendo dedicado sua vida à aviação, Santos=Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria. Santos=Dumont era um rapaz provinciano, de estatura baixa e corpo franzino quando chegou a Paris, em 1892, prestes a iniciar seus estudos. Nove anos depois, transformou-se em modelo para os franceses, ganhou diversos prêmios, ultrapassou barreiras e limites impostos aos estrangeiros e construiu, na fantasia popular, a imagem de "Super-Homem".

De comportamento inquieto e espírito obstinado, nunca desistiu de realizar seus projetos. Dos acidentes que sofreu, nenhum abalou sua determinação em conquistar os ares, vontade essa que se consolidou com o vôo do 14 Bis e a conquista da Taça Archdeacon. Influenciado por vários precursores, Santos=Dumont também influenciou os construtores que despontaram a partir de 1906, atraindo, ainda, a atenção do Exército para as possíveis aplicações dos artefatos aéreos.

Com os braços abertos ele segurava um lenço em cada uma das mãos os quais soltou e foram disputados aos pedaços. Santos=Dumont não patenteou sua invenção, deixando as pessoas livres para fabricá-lo, tornando-se, assim, o primeiro avião popular. Além da França, outros países como Estados Unidos, Alemanha e Holanda também construíram o Demoiselle.

Fim - Embora tenha vivido numa época na qual surgiram as primeiras indústrias aeronáuticas, nunca se interessou em criar uma que Ihe pertencesse. Da mesma forma, a partir de uma opção consciente e idealista, não patenteou seus inventos, colocando-os à disposição de quem quisesse construí-los e utilizá-los. Seus anseios e sonhos, seus hábitos e superstições formaram uma personalidade muito singular, que acabou por conduzir o rumo da sua própria vida.

No ano de 1910, Santos=Dumont encerrou sua carreira na aviação com o "Demoiselle", abrindo espaço para outros aviadores e construtores. Já afastado da atividade aérea, presenciou a Primeira Guerra Mundial e decidiu retornar ao Brasil em 1915, onde passou os últimos anos de sua vida. Alberto Santos=Dumont é considerado o Pai da Aviação e a Lei 3636 concedeu-lhe o posto honorífico de Marechal-do-Ar.

Fontes: http://www.fab.mil.br    e   http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/
 


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