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Notícias 2001 / 2000
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Físico contesta pioneirismo aéreo dos irmãos
Wright
24/10/2003 16:21:38
O ano de 2003 é considerado
por alguns o centenário do primeiro vôo da história, que teria sido
realizado pelos irmãos Wright, no dia 17 de dezembro de 1903. Mas,
segundo o estudioso Henrique Lins de Barros, do Centro Brasileiro de
Pesquisas Físicas (CBPF), em palestra nesta quinta-feira na Agência
Espacial Brasileira, a análise historiográfica de Santos Dumont mostra
o contrário.
Santos Dumont foi o primeiro a cumprir as normas da Federação
Internacional de Aeronáutica para a realização de um vôo. Os critérios,
válidos ainda hoje, são anunciá-lo previamente, efetuar a decolagem da
máquina com meios próprios, pousá-la, além de fazer a demonstração em
público e diante de uma comissão previamente escolhida. No dia 12 de
novembro de 1906, o 14bis percorreu 220 m, a seis metros de altura, com
uma velocidade média de 41 km/h, em Paris.
“Os vôos dos Wright não satisfaziam os critérios adotados
internacionalmente. Em primeiro lugar, foram realizados sem a presença
de testemunhas idôneas. Em segundo, (os aviões) não decolavam. Em
terceiro, não eram avisados com antecedência”, enumera o físico.
Para Lins de Barros, o fato dos aviões dos Wright necessitarem de vento
ou de meios externos para alçarem vôo explica a razão deles não terem
se apresentado perante uma comissão. “Bastaria este argumento para
tirar a primazia deles”, afirma.
Durante a palestra, Lins de Barros exibiu vídeos inéditos de Santos
Dumont no Brasil, que hoje estão em poder da produtora francesa
Gaumont. As filmagens mostram ensaios com o 14bis, a chegada do
cientista ao Rio de Janeiro em 1913, e talvez o único registro em fita
do vôo realizado em novembro. “Em 12 de novembro ele realizou muitos
vôos, e aquele, de 220 m, foi o último deles. Às 16h30, na França, no
inverno, é escuro. Como não é possível ver muito, aquele filme me dá a
impressão de ser do último vôo”, conclui.
Assessoria de Imprensa da
AEB
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