Em
1904, Santos-Dumont recebeu a notícia que, nos Estados Unidos, os
irmãos Orville e Wilbur Wright afirmavam ter conseguido voar em 1903
com um aeroplano mais pesado que o ar. No entanto, esse vôo foi
realizado sem a presença de uma comissão científica e de qualquer
testemunha. Seu único registro foram publicações nos jornais com base
nos relatos dos próprios aviadores.
Posteriormente, o vôo de 1903 foi aceito publicamente, mas com um caráter de dependência de recursos externos ao aparelho. Como o motor de 12 HP era insuficiente para elevar o aeroplano do solo, decolaram com auxílio de catapulta.
Somente em 1908, dois anos após o vôo do 14-Bis, Wilbur Wright esteve na França para realizar demonstrações, mostrando publicamente a superioridade do aparelho em relação a todos os que estavam sendo produzidos na Europa. Alegou que esse avião fora construído com base no modelo original de 1903.
Os fatos descritos parecem-nos superar uma polêmica que já perdeu totalmente seu sentido.