Alberto Santos=Dumont - Uma Homenagem ao Pai da Aviação  

Cronologia de
Alberto Santos= Dumont

 Capa

Julho/1898 a Outubro/1898

04 JUL - Primeira ascensão de Santos=Dumont com o seu balão livre "Brasil", que ele mandou construir, especialmente para o seu uso pessoal.

O balão "Brasil", o menor jamais construído para ascensões com uma pessoa a bordo, tinha um volume de apenas 113 metros cúbicos.  Era cheio de hidrogênio, tinha a forma esférica e o seu diâmetro era de 6 metros.

O invólucro do balão, no qual pela primeira vez era usada seda japonesa, tinha uma superfície de 113 metros quadrados, pesava 30 gramas por metro quadrado e tinha um peso total de 3,5 quilogramas; depois de envernizado com 3 camadas, o invólucro pesava 14 quilogramas; a resistência da seda japonesa era de 700 quilogramas por metro linear.

A rede de cordas em torno do invólucro pesava 1.800 gramas. A cesta onde ia o aeronauta. que foi utilizada, também, nos balões dirigíveis números 1, 2 e 3, pesava 6 quilogramas: o cabopendente, de 100 metros de comprimento, pesava 8 quilogramas e a pequena ancora na sua extremidade 3 quilogramas.

Incluindo 4,7 quilogramas de instrumentos de bordo e itens avulsos e não contando o peso do aeronauta e do lastro variável transportado, temos para o balão "Brasil" o peso total de 27,5 quilogramas ("Dans I'Air") ("Revue Ampère" - Artigo assinado por Emmanuel Aimé).

18 SET - Primeira experiência de Santos=Dumont com o seu balão dirigível nº 1, no Jardim da Aclimação, em Paris; primeira vez que um motor a explosão interna, adaptado a um veículo aéreo, funcionou no ar.

O balão dirigível n.º 1, de Santos=Dumont, tinha a forma cilíndrica arrematada por dois cones nas extremidades; a seu comprimento era de 25 metros, o seu diâmetro de 3,5 metros e o seu volume de 180 metros cúbicos.

O invólucro era de seda japonesa; no seu interior e cozido à sua superfície inferior ficava o balonete interno de compensação, destinado a manter a rigidez do invólucro; o balonete, quando necessário, era enchido por meio de uma bomba de ar acionada pelo motor do dirigível; o volume do balonete era de 25 metros cúbicos.

Duas válvulas automáticas, uma na parte superior do invólucro e outra no balonete, permitiam, respectivamente, a saída do hidrogénio ou do ar quando as pessões internas ultrapassavam certos valores.

Ao longo de cada lado do invólucro, o balão dirigível possuía uma haste horizontal, de 18 metros de comprimento, cozida ao invólucro, às quais eram presas as cordas de suspensão da barquinha e do motor; um sistema de cordas, passando por cima do invólucro, ligava as duas hastes horizontais de modo a distribuir melhor o peso a ser sustentado; a barquinha e o motor, juntos, pesavam 64 quilogramas.

O leme de direção, em forma de pentágono secionado, era fixado à extremidade posterior do invólucro do balão e era comandado por meio de cordas que iam ter à barquinha onde ficava Santos=Dumont. O motor do balão dirigível n.º 1 era de dois cilindros opostos, pesava 30 quilogramas e tinha uma potência de 3,5 cavalos vapor.

A hélice com duas pás, constituídas por chapas quadradas de 40 centímetros de lado, tinha uma tração de 11 quilogramas e girava a 120 rotações por minuto.

Um sistema de pesos constituídos por dois sacos de lastro, suspensos nas extremidades do balão dirigível e acionados por cordas que os ligavam à barquinha. servia para fazer variar a inclinação do eixo longitudinal do balão dirigível, de modo a colocá-lo em atitude de subida ou de descida.

No balão dirigível n.º 1 Santos=Dumont utilizava um cabopendente de 60 metros de comprimento ("Dans I'Air") ("Scientific American" - 29 OUT 1898).

20 SET - Segunda experiência de Santos=Dumont com o balão dirigível n.º 1, partindo do Jardim da Aclimação e indo até o Bois de Boulogne onde foi obrigado a descer no Campo de Bagatelle devido ao mau funcionamento da bomba de ar do balonete ("Dans I'Air").

25 OUT - Ascensão de Santos=Dumont realizada em balão livre; a ascensão, que durou horas, iniciou-se em Paris e terminou em Vicarnes, próximo a Chantilly ("La France" - Bordeaux - 26 OUT 1898). - Fundação do Aeroclube de França.
Página Anterior
Índice do Assunto
Volta ao Índice