Alberto Santos=Dumont - Uma Homenagem ao Pai da Aviação  

Cronologia de
Alberto Santos= Dumont

 Capa

Janeiro/1899 a Julho/1899

1899

30 JAN - Chegada de Santos=Dumont a Nice, vindo de Paris, tendo se hospedado no "Cosmopolitan Hotel" ("Le Phare du Littoral" - Nice

31 JAN 1899). 12 FEV - Santos= Dumont se inscreveu na "Taça dos Aeronautas", uma competição de balões livres ("La France Automobile" - Paris - 12 FEV 1899).

15 MAR - Notícia sobre a inscrição de Santos=Dumont numa corrida de automóvels a ser realizada, no dia 21 de março, com o percurso Nice - Castellanes - Nice ("Les feux de la rampe" - Paris - 15 MAR 1899);

Santos=Dumont foi desclassificado nas corridas eliminatórias ("Le Journal des Sports" - Paris - 24 MAR 1899).

24 MAR - Na corrida de automóveis Nice - La Turbie, Santos=Dumont tirou o 3.º lugar ("Le Figaro" - Paris - 25 MAR 1899)

15 ABR - Realização no Automóvel Clube de Paris do "almoço das apostas", no qual Santos=Dumont apostou que, antes de 31 de maio de 1899, desceria com o seu balão dirigível no terraço do Automóvel Clube ("La Presse" - Paris - 16 ABR 1899).  

Motor dos Dirigíveis Nº 1, 2 e 3

Barquinha, motor, hélice e sistema de suspensão do balão dirigível n. º 1, 2 e 3  de Santos=Dumont

A e B - os cilindros opostos do motor a explosão interna; C - hélice; D - bobina; E - tubos de escapamento; F - carburador; G - tubos de admissão; H - tanque de combustível

("Scientific American" - 29 OUT 1898) 

O balão dirigível n. º 2 de Santos=Dumont
chocando-se contra as árvores em 11 de maio de 1899.

Acidente com o Dirigível nº 2

11 MAI - Primeira experiência de Santos=Dumont com o seu balão dirigível nº 2 no Jardim da Aclimação, em Paris; logo após o inicio da ascensão, o balão chocou-se contra as árvores, danificando-se.

O balão dirigível nº 2 tinha o mesmo comprimento e a mesma forma do nº 1; somente o seu diâmetro era maior, o que elevou o seu volume para 200 metros cúbicos; o motor, mais possante, tinha uma potência de 4,5 cavalos vapor ("Dans I'Air").

Taça dos Aeronautas

Notícia sobre a corrida de balões, em 12 de Junho de 1899, para a disputa da "Taça dos Aeronautas", na qual Santos=Dumont permaneceu 22 horas no ar.

12 JUN - Foi realizada a competição denominada "Taça dos Aeronautas", para balões livres, na qual Santos=Dumont tirou o 4.º lugar, pilotando o balão América" de 1.800 metros cúbicos; o balão de Santos=Dumont desceu a 325 quilômetros do ponto de partida ("Jardim des Tuileries"), enquanto que o vencedor, o Conde de La Vaulx, desceu a 390 quilômetros.

Santos=Dumont foi o concorrente que permaneceu no ar maior tempo: 22 horas ("La Paix" - Paris - 16 JUN 1899)

25 JUN - Ascensão de Santos=Dumont no balão livre "Aero Club", partindo do "Jardim des Tuileries", em Paris, onde se realizava uma exposição de automóveis ("Le Velo" - Paris).

29 JUN - Alberto Santos=Dumont realizou uma ascensão com o balão livre "Brasil". de sua propriedade, tendo partido do "Jardin des Tuileries", onde se realizava uma exposição de automóveis, e tendo descido em Sevran ; nessa ascensão Santos=Dumont levou apenas 7 quilogramas de lastro ("Le Petit Journal" - 30 JUN 1899 - Paris).

06 JUL - Ascensão de Santos=Dumont com o balão livre "Aero Club", tendo descido em Melun ("Le Matin" - Paris - 7 JUL 1899).
Página Anterior
Índice do Assunto

Volta ao Índice