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No dia seguinte estava eu no atelier dos constructores. Apresentaram-me
projectos, mostraram-me sedas... Propuzeram-me fazer construir um balão
de 250 metros cubicos...
Tomei a palavra: - O Snr. disse-me hontem que o peso desta seda, depois
de envernizada, é de tantas grammas: o gaz hydrogenio puro eleva
tal peso; desejo uma barquinha minuscula e, pelo que vi hontem, um sacco
de lastro me será bastante para passar algumas horas no ar;
eu peso 50 kilos; conclusão - quero um balão de cem metros
cúbicos.
Grande espanto! Creio mesmo que pensaram que eu era doido.
Alguns mezes depois, o "Brasil", com grande espanto de todos os entendidos,
atravessava Paris, lindo na sua extrema transparencia, como uma grande
bola de sabão.
As suas dimensões eram: diametro 6 metros, volume 113 metro cubicos,
a seda empregada (113 metros quadrados) pesava 3"500, envernizada e prompta,
14 kilos. A rêde envolvente e cordas de suspensão pesavam
1.800 grammas. A barquinha, 6 kilos. O guide-rope (corda de compensação),
comprido de 100 metros, pesava 8 kilos, uma ancorasinha, 3 kilos.
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Os meus calculos tinham sido exactos: parti com mais de um sacco de lastro.
Este minusculo "Brasil" despertou grande curiosidade. Era tão pequeno
que diziam que eu viajava com elle dentro da minha mala! Nelle e
em outros, fiz, em varios mezes, amiudadas viagens, em que ia penetrando
na intimidade do segredo das manobras aereas.
*
* *
Comprei um dia um tryciclo a petroleo. Levei-o ao "Bois de Boulogne" e,
por tres cordas, pendurei-o num galho horizontal de uma grande arvore,
suspendendo-o a alguns centimentros do chão. É difficil explicar
o meu contentamento ao verificar que, ao contrario do que se dava em terra,
o motor do meu tryciclo, suspenso, vibrava tão agradavelmente que
quasi parecia parado.
Nesse dia começou minha vida de inventor. Corri à casa, iniciei
os calculos e os desenhos do meu balão nº 1.
Nas reuniões do Automovel club - pois o Aero Club não existia
ainda - disse aos meus amigos que pretendia subir aos ares levando um motor
de explosão sob um balão fusiforme. Foi geral o espanto:
chamavam de loucura o meu
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