Catapultadas até as
|
Marcus
Mello Analista de Sistemas IBM Piloto de Ultraleves |
|
Esse era o dilema nos tempos de Santos=Dumont. Muitos tentaram construir o avião, um aparelho capaz de voar por meios próprios, sem auxílio de forças externas, capaz de decolar, voar, e pousar autonomamente.Para intermediar as disputas pela primazia e definir regras claras para os concorrentes, foi criado o “Aéro-Club de France”, o primeiro aeroclube do mundo.Quando foi criado, apenas balões voavam, nem mesmo o dirigível havia sido criado por Santos=Dumont. |
|
|
|
|
|
|
|
Ele reequipou o 14-bis com um motor modificado para 50 HP e diminuiu o peso em cerca de 40 Kg.Com esse avião, Santos=Dumont conseguiu realizar, em 23 de Outubro de 1906, o primeiro "vôo mecânico" de mundo, devidamente homologado, alcançando a distância de 60m, em vôo nivelado a uma altura que variava entre 2m e 3m com duração de 7 segundos.Com esse feito, Santos=Dumont arrebatou os 3.000 francos do prêmio Archdeacon. |
|
Conquistara, portanto, o outro prêmio, oferecido pelo Aeroclube de França.Desta forma, bateu seu recorde de 23 de Outubro. A
multidão
envolveu o "14-BIS" e Santos=Dumont saiu carregado em triunfo pelo povo
que acorrera ao Campo de Bagatelle.
|
Ele descobriu o “Cálculo de Área Alar” e a “Relação Peso x Potência até hoje utilizados na indústria aeronáutica. Ele refinou seus conhecimentos a ponto de conseguir total domínio sobre o vôo com apenas 35 HP no seu avião “Demoiselle”. |
|
Ele ousou rasgar os céus. Ousou voar. Sim, lhe
devemos isso. Porém, sua
herança é mais que uma máquina.
Santos=Dumont nunca patenteou nenhum de seus inventos. Trabalhava para
a humanidade.
|